Ir para a Home
Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2024

Prefeito Haroldo Naves demonstra insatisfação e pede mudança na distribuição de vacinas em Goiás



Prefeito Haroldo Naves demonstra insatisfação e pede mudança na distribuição de vacinas em Goiás

 

 

Gestor e Presidente da FGM relata que há disparidade na campanha de vacinação de alguns municípios goianos como em Campos Verdes por conta da defasagem dos dados do Censo Demográfico do IBGE

 

Em reunião virtual nesta quarta-feira (28), o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e Prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, pediu mudanças nos critérios utilizados para a distribuição de vacinas contra a Covid-19 aos municípios de Goiás. Segundo Haroldo, há disparidade na campanha de imunização de alguns municípios goianos por conta da defasagem dos dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que são de 2010.

 

Também participaram da transmissão representantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Associação Goiana de Municípios (AGM), Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) e do Instituto Mauro Borges (IMB).

 

O presidente da FGM, Haroldo Naves, que é prefeito de Campos Verdes, relatou que, além do município que representa, outras cidades como Itapirapuã, Matrinchã, Guarinos, Goianira e outros estão com dados populacionais não condizentes com a realidade, o que impacta diretamente na imunização e tem atrasado muito a vacinação da população. “Desde 9 de março apresentei solicitação para esta revisão. A última remessa de vacinas foi de 5 doses, enquanto as filas diárias passam de 200 pessoas esperando”, disse.

 

“Acompanho o sofrimento de meus colegas prefeitos nesta mesma situação. Entendo as amarras do PNI (Plano Nacional de Imunização), mas não podemos deixar que essa disparidade, que já é de conhecimento da Saúde, continue matando o povo”, complementou.

 

À frente da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Flúvia Amorim demonstrou compadecer com a situação, mas colocou entraves no tocante à validade dos dados para uma redistribuição das doses. “Precisamos de dados que possam ser aferidos em todos os municípios goianos e, a partir deles, providenciar uma solução junto à CIB (Comissão Intergestores Bipartite)”. Flúvia argumentou que este problema não é local e que a falta do Censo prejudica a vacinação como um todo.

A promotora de Justiça Lucinéia Vieira Matos propôs a criação de um grupo de trabalho para tentar encontrar uma solução para o entrave.

 

 

Com informações do Jornal O Popular




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA Área da Antiga Mineradora G44 Vai a Leilão em Campos Verdes LEILÃO - A Vara do Trabalho de Uruaçu, Goiás, anunciou o leilão judicial da antiga mineradora G44, localizada em Campos Verdes. O evento está marcado para o dia 22 de outubro de 2024, com duas oportunidades de lance para investidores.
POLÍTICA Adriana Mab retorna ao legislativo de Santa Terezinha com pautas sociais e foco na educação inclusiva VOLTA - Em uma vitória significativa, Adriana Mab Moreira, conhecida por sua atuação social e política, foi eleita pelo MDB no último domingo (6), garantindo uma das nove cadeiras da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha de Goiás.
POLÍTICA Dr. Rogério é eleito com 64,18% dos votos em Campos Verdes e destaca compromisso com o futuro da cidade Candidato propositivo derrotou Wallas Correia em uma campanha marcada pelo apoio de Haroldo Naves e a promessa de continuidade
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás